EMEI ALUÍSIO DE AZEVEDO

Minha foto
SP, DRE Penha - Mooca - SP, Brazil
Fone: 2965-3891 End:Rua Farol Paulistano, 250 Responsável pelo blog Professora Elaine de O. Della Ripa.
emei alu photo assinatura_1_zpsab7d1aa0.gif

terça-feira, 30 de setembro de 2014

NÃO SOLTEM BALÕES!!!

UTILIDADE PÚBLICA

Ontem ocorreu um fato muito triste com uma família da nossa escola. Um balão caiu em cima da casa, mas graças a Deus, conseguiram apagar o fogo e ninguém saiu machucado. 
A família autorizou a divulgação das fotos e fica o alerta: 

NÃO SOLTEM BALÕES!!!

Abaixo um texto retirado do site
explica a campanha Não Soltem Balões e traz telefones para denunciar aqueles que ainda teimam em fazer algo tão perigoso.



SMA e Polícia Militar Ambiental lançam operação Não Solte Balões

Campanha visa conscientização e ações de prevenção e repreensão

Embora bonito de se admirar, o balão é uma arma em potencial., Ao cair pode se incendiar e atear fogo ao que está a sua volta, como residências, vegetações e plantações, principais alvos de queimadas. Pode, ainda, provocar a morte de pessoas, animais e destruir o patrimônio da população.
Para combater esse crime e essas consequências desastrosas, a Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, em parceria com a Polícia Militar e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA, promove todo ano, entre junho e agosto, a operação Não Solte Balões.

A ação 2012 foi apresentada à população no domingo, 15 de julho, pelo secretário da pasta Bruno Covas e o comandante do Policiamento Ambiental, Milton Sussumo Nomura, em solenidade no Horto Florestal.
Operação
O objetivo da operação é prevenir e reprimir os atos de fabricação, transporte, comercialização e soltura de balões. Soltar balões que possam causar incêndios é crime com detenção de 1 a 3 anos mais multa.
Na operação realizada em 2011, a Polícia Ambiental aplicou R$ 120.500,00 em multas e apreendeu 65 balões.
Durante a operação, que abrangerá toda a região metropolitana de São Paulo, o policiamento ambiental será reforçado com policiais militares ambientais que normalmente são responsáveis pelos serviços administrativos. Eles cumprirão escala extraordinária nos fins de semana, permanecendo em regime de prontidão junto às suas sedes para viabilizar um serviço de pronto atendimento às ocorrências envolvendo os balões.
“Essa é uma ação conjunta que visa, principalmente, conscientizar a população contra a soltura de balões e intensificar a fiscalização para combater esse crime ambiental. É uma operação que fizemos em 2011 e deu certo, os dados apontam que os números estão caindo. E vamos intensificar as ações para que não tenhamos mais cenas, como estas de queimas de florestas, morte de animais e sofrimento, no Estado”, afirmou o secretário Bruno Covas.

Todos os integrantes da Polícia Militar foram instruídos e preparados para o atendimento às ocorrências de balão. A instrução foi transmitida a todo o contingente, aproximadamente 100 mil policiais. Normalmente é o policial militar quem está mais próximo da ocorrência, por isso ele será designado para comparecer ao local e prestar atendimento. Todas as pessoas envolvidas, mais os balões ou as partes deles, serão encaminhados ao Distrito de Polícia responsável e a Polícia Militar Ambiental será chamada para a aplicação das multas.
Outra ação importante é a integração das operações Não Solte Balões e Corta Fogo, que visa reduzir os focos de incêndios florestais durante o período de estiagem. A soltura de balões e os riscos de incêndios estão intimamente relacionados.
Conscientização
Cartazes e folders também estão sendo distribuídos pela Polícia Militar Ambiental, especialmente junto aos meios de transporte mais comuns, como trens e metrôs.
“A proposta principal é gradativamente engajar a sociedade nessa campanha. São as pessoas que vão nos ajudar a preservar a vida e o meio ambiente”, destacou Nomura.
Denuncie
Quem presenciar ou tiver informações sobre essa prática ilegal pode e deve denunciar. Os telefones de contato são: 190 da Polícia Militar, 181 e 0800-113560 do Disque Ambiente.
Texto: Lucas Campagna Filho
Fotografia: Pedro Calado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, você é o número...

Contador de visitas