EMEI ALUÍSIO DE AZEVEDO

Minha foto
SP, DRE Penha - Mooca - SP, Brazil
Fone: 2965-3891 End:Rua Farol Paulistano, 250 Responsável pelo blog Professora Elaine de O. Della Ripa.
emei alu photo assinatura_1_zpsab7d1aa0.gif

DIA DO ÍNDIO

Saber e respeitar as diferentes culturas e tradições é o começo de um grande povo e um grande passo rumo à liberdade.

E foi pensando nisso que esta semana enfatizamos o trabalho com o tema Cultura Indígena e por meio de músicas, imagens, levantamento de hipóteses e rodas de conversa as crianças foram descobrindo um pouco sobre esta cultura e comparando as atividades diárias dos índios que ainda preservam seus costumes com o nosso dia-a-dia.
Descobriram entre outras coisas que os índios se pintam em festas ou em lutas; plantam ao invés de comprarem seu alimento no supermercado; tomam banho no rio; são brasileiros como nós e não seres de outro planeta, como observamos no levantamento de hipóteses com a pergunta: O que você sabe sobre o índio? Surgiu...o índio vive com um pé só, eu tenho medo do índio e muitas outras frases que foram trabalhadas em sala de aula, desmistificando uma imagem nada real do índio.


Abaixo algumas imagens que foram observadas pelos alunos e discutidas em Roda de Conversa.














E então...chegou a sexta-feira e fizemos uma homenagem a este personagem tão importante da nossa história, confeccionando o cocar, pintando o rosto e  fazendo uma dobradura do índio. Viramos indiozinhos por um dia.














Um comentário:

  1. Adorei ver minha pequena Ana Marya nas fotos, parabéns pela iniciativa de nos por a parte do dia dia de nossos filhos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, você é o número...

Contador de visitas